Cidade do México, 26 a 28 de Novembro de 2025. Mais informações em breve.
Mais detalhesCidade do México, 26 a 28 de Novembro de 2025. Mais informações em breve.
Mais detalhesNuma colaboração entre a Associação Latino-Americana para a História do Pensamento Econômico (ALAHPE), a Sociedade de História da Economia (HES) e a Iniciativa de Jovens Acadêmicos (YSI), a 4ª Escola de Inverno de História do Pensamento Econômico na América Latina ocorrerá na Universidad del Desarrollo, Santiago do Chile, de 12 a 14 de julho de 2024, como um encontro prévio à Conferência da HES, que acontecerá no mesmo local de 14 a 18 de julho. O tema da Escola de Inverno é "Pesquisa em HPE na América Latina: consolidação presente e desafios futuros".
Mais detalhesMedellín, 16 a 18 de Novembro de 2023
Mais detalhesMontevideo, 20 a 22 de Abril de 2022
Mais detalhesCuritiba, 20-22 de Novembro de 2019
Mais detalhesCiudad de México, 13-16 de Fevereiro de 2019
Mais detalhesBogotá, 29 de Novembro a 01 de Dezembro de 2017
Mais detalhesOuro Preto, 07-10 de Fevereiro de 2017
Mais detalhesBogotá, 02-06 de Fevereiro de 2015
Mais detalhesSantiago, 25 a 27 de Novembro de 2015
Mais detalhesBelo Horizonte, 19 a 21 de Novembro de 2014
Mais detalhesMedellín, 20 a 22 de Novembro de 2013
Mais detalhesBuenos Aires, 21 a 23 de Novembro de 2012
Mais detalhesCiudad de México, 09 a 12 de Novembro de 2011
Mais detalhesCidade do México, 26 a 28 de Novembro de 2025.
Mais informações em breve.
A Escola de Inverno pretende reunir jovens acadêmicos interessados em expandir seu conhecimento da história do pensamento econômico e em aprimorar suas habilidades de pesquisa. Como a iniciativa faz parte de um esforço latino-americano para fortalecer a comunidade de HPE, a Escola de Inverno enfatizará as tradições regionais e nacionais do pensamento econômico, bem como a interação entre ideias e políticas nos países latino-americanos. O público-alvo, no entanto, não deve ser restrito à região. Muito pelo contrário; o objetivo é incluir pesquisadores, tanto jovens quanto experientes, de muitas partes diferentes do mundo. O mesmo se aplica aos temas acadêmicos a serem abordados. A ideia é incentivar debates não apenas sobre questões latino-americanas em sentido restrito, mas sobre interconexões e processos de disseminação. Em outras palavras: sobre articulações entre a América Latina e o resto do mundo.
Para se candidatar, preencha o formulário de inscrição até 15 de março de 2024:
https://forms.gle/ujUWh7tpCdvAaCv99.
Há estipêndios de viagem e acomodação parciais limitados, disponíveis mediante solicitação, tanto para a Escola de Inverno quanto para a Conferência da HES. Os participantes selecionados devem enviar um resumo estendido (entre 2 e 3 páginas) de seu projeto de pesquisa até 15 de junho de 2024. Além disso, os participantes devem se inscrever como apresentadores ou público na Conferência da HES (é um registro diferente: para apresentar um artigo, o prazo é 1º de março de 2024 – mais informações: link). Tanto os resumos estendidos escritos quanto as apresentações orais na Escola de Inverno podem ser feitos em inglês, espanhol ou português, mas as apresentações visuais (como PPT) devem ser em inglês. Para quaisquer dúvidas, entre em contato conosco: histeconws@gmail.com.
Equipe organizadora: Melissa Vergara Fernández, Nicolás Dvoskin e Luiz Felipe Bruzzi Curi
Universidade de Antioquia
Medellín 16, 17 e 18 de novembro de 2023
Organizador local: Alexander Tobón
E-mail: alahpe@udea.edu.co
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA OFICIAL DA CONFERÊNCIA
As inscrições para a IX Conferência da ALAHPE já estão abertas (ver links ao final desta página)
A IX Conferência Latino-Americana de História do Pensamento Econômico é um espaço acadêmico que reunirá historiadores do pensamento econômico, com o objetivo de discutir os problemas teóricos, métodos, controvérsias e contextos históricos que explicam a evolução da disciplina econômica e seu lugar na sociedade.
Este espaço acadêmico busca ampliar o espectro de temas de pesquisa em história do pensamento econômico, promovendo assim novas abordagens, perspectivas, métodos e fontes bibliográficas, que favoreçam o crescimento de redes de pesquisadores e uma maior incidência de sua produção nos meios de comunicação científica.
Este espaço pretende também contribuir para a revitalização do ensino da história do pensamento econômico nos programa de graduação e pós-graduação, para que as novas gerações de profissionais possam continuar a usufruir da enorme riqueza intelectual desta área do conhecimento.
A conferência busca, em particular, receber propostas sobre os seguintes temas:
1. O ensino da história do pensamento económico (currículos, plataformas digitais de ensino, manuais).
2. O estado atual da disciplina economia na perspectiva da história do pensamento econômico.
3. A história do pensamento econômico em uma perspectiva de gênero.
4. A contribuição da nova geração de historiadores do pensamento econômico.
5. História das relações entre economia e regimes políticos.
6. Relação entre historiadores da economia e historiadores de outras ciências.
7. Evolução das fronteiras entre a economia e outras disciplinas (sociologia, antropologia, ciência política, direito, física e psicologia).
8. Pensamento econômico (ideias, práticas e instituições) frente a problemas como mudança climática, desigualdade, decrescimento, etc. na história.
9. Fazer história do pensamento econômico na era digital.
10. Ativismo político e história do pensamento econômico.
Assim como nas conferências anteriores da ALAHPE, são bem-vindos trabalhos que abordem quaisquer outros temas, episódios e períodos associados à história da disciplina e temas relacionados.
Palestrantes:
Edith Kuiper (State University of New York at New Paltz)
Juan Flores Zendejas (Université de Genève)
Conferência Subercaseaux:
Mauricio Coutinho (Universidade Estadual de Campinas)
Presidential address:
Rebeca Gomez Betancourt (Université Lyon 2-Triangle)
Comitê Científico
Juan Acosta (Universidad del Valle, Colombia)
Eduardo Angeli (Universidade Federal do Parana, Brasil)
Luiz Felipe Bruzzi (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Luis Cáceres (Universidad de la República, Uruguay)
Marianne Johnson (University of Wisconsin, Oshkosh, United States)
Rebeca Gómez Betancourt (Université Lumière Lyon 2, Francia)
Monika Meireles (Universidad Nacional Autónoma de México)
José Manuel Menudo (Universidad Pablo de Olavide, Espanha)
Matari Pierre (Universidad Nacional Autónoma de México)
Simona Pisanelli (Università de Salento, Italy)
Alexander Tobón (Universidad de Antioquia, Colombia)
Melissa Vergara Fernández (Erasmus University Rotterdam, Países Baixos)
Comitê organizador local (Universidad de Antioquia, Colombia)
Alexander Tobón
Maria Isabel Restrepo Estrada
Danny García Callejas
Juan Carlos Velásquez Torres
YSI Pre-Conference Workshop @ ALAHPE
O grupo Young Scholars Initiative (YSI) do Institute for New Economic Thinking organizará um workshop no dia 15 de novembro de 2023, na Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia), um dia antes da conferência ALAHPE deste ano. Para maiores informações, acesse: https://ysi.ineteconomics.org/project/63c9a4619ed97f3757976fee/event/63d6bba28595f72c2af69520
Datas importantes:
1. Lançamento do call for papers: 1 de fevereiro de 2023
2. Submissão de propostas:
– Apresentação de artigos: enviar um resumo, máximo de 500 palavras, e título do texto através do formulário mais abaixo
– Mesas redondas: enviar um resumo, máximo 1000 palavras, e título do debate para o e-mail alahpe@udea.edu.co
Os resumos podem ser escritos em Espanhol, Inglês ou Português. O “deadline” é 15 de maio de 2023.
3. Aceites das propostas:
As propostas aceitas pela comissão científica serão comunicadas aos seus autores no dia 15 de junho de 2023.
4. Submissão dos artigos completos:
Os artigos completos podem ser escritos em espanhol, inglês ou português. Eles devem ser enviados até 15 de outubro de 2023, para o e-mail alahpe@udea.edu.co.
5. Apresentação de trabalhos na conferência: A apresentação oral pode ser em espanhol, inglês ou português, mas os slides devem ser escritos em inglês. A conferência é totalmente presencial.
6. YSI Pre-Conference Workshop @ ALAHPE
Nas próximas semanas, um “call for papers” será publicado para o Workshop Pré-Conferência da Young Scholars Initiative @ ALAHPE. O Workshop acontecerá na véspera da Conferência da ALAHPE. Seu título é “Desafios, perspectivas e dificuldades da pesquisa sobre assuntos recentes em HPE”. Jovens pesquisadorxs terão acesso a financiamento parcial para participar do Workshop.
Nos vemos em Medellín 16-18 de novembro!
INSCRIÇÕES (processo em duas etapas)
O Professor Maurício é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1984). Possuí pós-doutorado na Universidade de Londres (1994-95). É professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia do Setor Público, com ênfase em Finanças Públicas Brasileiras, inclusive Previdência Social. Pesquisas e publica na área de História do Pensamento Econômico. Desde de 2005, desenvolve pesquisas em pensamento econômico brasileiro (Celso Furtado, Cairu) e formação do pensamento econômico no período 1650-1780, particularmente economia monetária. Os estudos sobre a formação da economia monetária abrangem autores como Barbon, Locke, Law, Cantillon, Hume, Turgot, Smith e, particularmente, James Steuart. Desenvolve ainda estudos sobre a difusão do pensamento econômico no mundo luso-português no período 1750-1830 e sobre a obra de José da Silva Lisboa (Cairu). Estes estudos incluem a análise da primeira edição da Riqueza das Nações em língua portuguesa (em 1811). A partir de 2018, em conexão com a International Adam Smith Society (IASS), novos estudos sobre Smith, envolvendo temas como moeda, capital (stock x capital), rendimentos (revenue), produto (produce).
A 8a Conferência Latino-Americana de História do Pensamento Econômico acontecerá na cidade de Montevidéu, entre os dias 20 e 22 de abril de 2022. A organização do evento está a cargo da Facultad de Ciéncias Económica, Universidad de la República.
Clique aqui para acessar a página da conferência.
Dada a incerteza atual quanto às possibilidades de mobilidade no próximo ano, a conferência combinará as modalidades de participação remota e presencial. Não obstante, o formato final da conferência será confirmado em dezembro de 2021.
Pesquisar a História do Pensamento Econômico a Partir da América Latina: De Superioridades, Impérios e Todo o Resto
A conferência busca estimular os pesquisadores que se dedicam ao campo das ideias econômicas na América Latina a vincular as literaturas sobre o imperialismo e a superioridade dos economistas — expandindo-as, criticando-as ou enriquecendo-as, e também avaliando suas consequências e implicações sobre a pesquisa teórica, empírica, multidisciplinar e interdisciplinar.
Interessa-nos especialmente receber propostas provenientes de um amplo conjunto de enfoques sobre a HPE, a metodologia da Economia e os estudos sociais da ciência. Dado o interesse contínuo e a relevância para a região, contribuições que explorem a difusão das ideias econômicas por meio do trabalho de intelectuais, líderanças políticas ou outros atores centrais serão particularmente bem-vindas — como, por exemplo, os impactos de longo prazo da Escola de Chicago, do (neo/pós)keynesianos, (neo)austríacos, marxistas, desenvolvimentistas, institucionalistas, entre outros.
Esperamos que a conferência também seja um espaço para explorar novos desafios para a profissão de economista, as novas vozes e gerações, as mulheres economistas, assim como outros pontos de vista sobre debates correlatos.
Como de costume, também serão bem-vindos trabalhos que abordem o amplo espectro de temas associados à historia do pensamento econômico.
Datas importantes:
Prazo para envio de propostas de artigos individuais (500 palavras) ou sessões temáticas (1000 palavras): 15 de novembro de 2021
Notificação de aceite: 10 de dezembro de 2021
Prazo para envio de trabalhos completos: 30 de março de 2022
Propostas de artigos individuais devem ser enviados por meio do formulário abaixo. Para enviar uma proposta de sessão temática, entre em contato diretamente com alahpe2021@fcea.edu.uy
Conferencistas e expositores confirmados:
Beatrice Cherrier (CREST, CNRS y ENSAE / Ecole Polytechnique)
John Davis (Marquette University y Universidade de Amsterdam)
Conferência Subercaseux:
Verónica Montecinos (Penn State University)
Comitê científico:
Felipe Almeida (Universidade Federal de Paraná)
Rebeca Gomez-Betancourt (Université Lyon 2)
John Davis (Marquette University and University of Amsterdam)
María Inés Moraes (Universidad de la República)
Matari Pierre (Universidad Nacional Autónoma de México)
Andrés Rius (Universidad de la República)
Carlos Eduardo Suprinyak (American University of Paris)
Luis Cáceres (Universidad de la República)
Mauricio De Rosa (Universidad de la República)
Pablo Marmissolle (Universidad de la República)
Pablo Messina (Universidad de la República)
María Inés Moraes (Universidad de la República)
Andrés Rius (Universidad de la República)
Andrea Vigorito (Universidad de la República)
Programação Galeria de FotosDistinguished Professor Emerita of Sociology and Program Coordinator, Teaching International, Pennsylvania State University. Her research interests are centered in the cociology of economics, democratization, technocratic politics in Latin America, gender and pensions, gender and politics. She is the author of Economists, Politics and the State, Chile 1958–1994 (CEDLA, 1998), co-editor of Economists in the Americas (Edward Elgar, 2009), and editor of Women Presidents and Prime Ministers in Post-Transition Democracies, Palgrave (Palgrave Macmillan, 2017). Her research articles have been published in journals such as the International Journal of Politics, Culture and Society, The Journal of Economic Perspectives, Latin American Research Review and Studies in Comparative International Development. She received her doctorate in Sociology from Pittsburgh University.
A 7a Conferência Latino-Americana de História do Pensamento Econômico foi sediada pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (Brasil), entre os dias 20 e 22 de novembro de 2019. Com o tema “Promovendo a História do Pensamento Econômico na América Latina: Riqueza, Limites e Desafios”, o evento contou com a participação de Jeremy Adelman, Mauro Boianovsky e Marianne Johnson como palestrantes de honra.
No dia 19 de novembro, véspera da abertura oficial da conferência, o INET Young Scholars Initiative também promoveu o workshop “Mulheres na história da economia latino-americana”, onde jovens pesquisadores selecionados puderam apresentar suas pesquisas em andamento e participar de uma palestra da professora Verónica Montecinos sobre o tema do encontro.
Alexandre Mendes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Andrea Felippe Cabello (Universidade de Brasília, Brasil)
Carlos Eduardo Suprinyak (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Danielle Guizzo Archella (University of the West of England, England)
Eduardo Angeli (Universidade Federal do Paraná, Brasil)
Maria Pia Paganelli (Trinity University, USA)
Rebeca Gomez Betancourt (Université Lyon 2, France)
Virginia Laura Fernández (Universidad Nacional de Rosario, Argentina, e Universidade Federal do Paraná, Brasil)
Felipe Almeida, Universidade Federal do Paraná
Eduardo Angeli, Universidade Federal do Paraná
Marco Cavalieri, Universidade Federal do Paraná
Marcelo Curado, Universidade Federal do Paraná
Virgínia Fernández, Universidade Federal do Paraná
Ivan Salomão, Universidade Federal do Paraná
Maríndia Brites, Universidade Federal do Paraná
Lucas Casonato, Universidade Federal do Paraná
Victor Cruz e Silva, Universidade Federal do Paraná
Gustavo Goulart, Universidade Federal do Paraná
Luís Gustavo de Paula, Universidade Federal do Paraná
Jeremy Adelman (PhD, História Moderna, Universidade de Oxford) é professor de História e Diretor do Global History Lab da Universidade de Princeton. Sua pesquisa está relacionada à história econômica, história imperial, história intelectual e história política da América Latina e Caribe. Adelman recebeu apoio da Guggenheim Memorial Foundation e da ACLS Frederick Burkhardt como reconhecimento de sua atividade docente em Princeton.
A 3a Escola de Verão Latino-Americana em História do Pensamento Econômico foi sediada pela Universidad Nacional Autónoma de México entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2019, com o tema “A História do Pensamento Econômico em e desde a América Latina”. O evento contou com o apoio do Institute for New Economic Thinking, por meio de sua Young Scholars Initiative.
Teresa Aguirre (UNAM)
Mónica Blanco (UNAM)
Rebeca Gomez Betancourt (Université Lyon 2)
Elsa Gracida (UNAM)
Juan Odisio (CONICET/UBA)
Cecilia Rikap (CEPED, IRD/Université Paris Descartes)
María Eugenia Romero Ibarra (UNAM)
Ricardo Solís (UAM-I)
Carlo Panico (UNAM)
Jérôme Lange (Université Paris Panthéon-Sorbonne)
Juan Carlos Moreno-Brid (UNAM)
María Eugenia Romero Sotelo (UNAM)
Florencia Sember (CONICET/UBA)
Enrique Semo (UNAM)
A 6a Conferência Latino-Americana de História do Pensamento Econômico foi sediada pela Universidad de Los Andes, em Bogotá (Colômbia), entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2017. Com o tema “A Economia do Século XXI Iluminada pelo seu Passado”, o evento contou com a participação de Ana Maria Bianchi, Samuel Bowles, Michel de Vroey e Uskali Mäki como palestrantes de honra.
No dia 28 de novembro, véspera da abertura oficial da conferência, o INET Young Scholars Initiative, por meio de seus grupos de trabalho em História do Pensamento Econômico e Filosofia da Economia, também promoveu um workshop sobre métodos recentes de pesquisa em história do pensamento econômico, voltado para jovens pesquisadores participantes da conferência.
Felipe Almeida (Universidade Federal do Paraná)
Andrés Álvarez (Universidad de los Andes)
Mauricio Coutinho (Unicamp)
José Edwards (Universidad Adolfo Ibáñez)
Manuela Fernández (Universidad de los Andes)
Rebeca Gómez-Betancourt (Triangle / Université Lyon 2)
Jimena Hurtado (Universidad de los Andes)
Alexandre Mendes Cunha (Cedeplar / Universidade Federal de Minas Gerais)
Matari Pierre (Universidad Autónoma de la Ciudad de México)
Erich Pinzón-Fuchs (Universidad de los Andes)
Florencia Sember (Instituto Interdisciplinario de Economía Política de Buenos Aires)
Ricardo Solís (Universidad Nacional Autónoma de México)
Carlos Eduardo Suprinyak (Cedeplar / Universidade Federal de Minas Gerais)
Andrés Álvarez (Universidad de los Andes)
Manuela Fernández (Universidad de los Andes)
Andrés Mauricio Guiot (Universidad de los Andes)
Jimena Hurtado (Universidad de los Andes)
Claudia Milena Pico (Universidad de la Salle)
Erich Pinzón-Fuchs (Universidad de los Andes)
Andrés-Felipe Sierra (Universidad de los Andes)
ProgramaçãoLive-streaming: Subercaseaux Lecture with Prof. Ana María Bianchi on “Challenges of doing research in the history of https://t.co/fUJziVvNl0
— SHoET (@Societies_HET) December 1, 2017
Ana Maria Bianchi (PhD Sociologia, Universidade de São Paulo) é Professora Sênior do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo. Além de sua ampla atuação na área de história do pensamento econômico, sua pesquisa também versa sobre temas de metodologia econômica, sociologia econômica e economia comportamental. Entre seus trabalhos, destacam-se estudos dedicados às ideias de importantes economistas do desenvolvimento como Raúl Prebisch e Albert Hirschman.
A 2a Escola de Verão Latino-Americana em História do Pensamento Econômico (HESSLA) foi sediada em parceria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), entre os dias 07 e 10 de fevereiro de 2017. Promovendo o tema “Estado e Capitalismo na História do Pensamento Econômico”, o evento contou com a participação de Keith Tribe, Jimena Hurtado, Harald Hagemman, Mauro Boianovsky, Roberto Lampa e Roberto Monte-Mor como conferencistas convidados.
Andrés Álvarez (Universidad de los Andes)
Alexandre Mendes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais)
Jimena Hurtado (Universidad de los Andes)
Carlos Eduardo Suprinyak (Universidade Federal de Minas Gerais)
Daniel do Val Cosentino (Universidade Federal de Ouro Preto)
Alexandre Mendes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais)
Carlos Eduardo Suprinyak (Universidade Federal de Minas Gerais)
Programação Galeria de FotosA 1a Escola de Verão Latino-Americana em História do Pensamento Econômico (HESSLA) foi sediada pela Universidad de Los Andes, entre os dias 02 e 06 de fevereiro de 2015. Enfatizando temas relacionados à história das ideias monetárias e financeiras, o evento contou com a participação de Perry Mehrling, Carl Wennerlind, Ludovic Desmedt, Jean Cartelier e Rebeca Gomez Betancourt como conferencistas convidados.
Andrés Álvarez (Universidad de los Andes)
Alexandre Mendes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais)
Jimena Hurtado (Universidad de los Andes)
Carlos Eduardo Suprinyak (Universidade Federal de Minas Gerais)
Andrés Álvarez (Universidad de los Andes)
Jimena Hurtado (Universidad de los Andes)
Programação Galeria de FotosA 5a conferência promovida pela European Society for the History of Economic Thought (ESHET) na América Latina foi sediada pela Universidad Adolfo Ibañez, em Santiago (Chile), entre os dias 25 e 27 de novembro de 2015. Com o tema “Abordagens Históricas na Economia: Da Europa Continental às Américas”, o evento contou com a participação de Alicia Bárcena, Osvaldo Sunkel, José Cademártori e Rolf Lüders como palestrantes de honra. A conferência ainda contou com um dia de atividades realizadas na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização das Nações Unidas.
José Luís Cardoso (Universidade de Lisboa)
Annie L. Cot (Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne)
José Edwards (Universidad Adolfo Ibáñez)
Pedro Garcia Duarte (Universidade de Sao Paulo)
Rebeca Gómez Betancourt (Université Lumière Lyon 2)
Wade Hands (University of Puget Sound)
Alexandre Mendes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais)
Nicole Gardella (Universidad Adolfo Ibañez)
José Edwards (Universidad Adolfo Ibañez)
Andrés Estefane (Universidad Adolfo Ibañez)
Claudio Robles (Universidad Adolfo Ibañez)
ProgramaçãoA 4a conferência promovida pela European Society for the History of Economic Thought (ESHET) na América Latina foi sediada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (Brasil), entre os dias 19 e 21 de novembro de 2014. Com o tema “Originalidade, Adaptação e Crítica: O Lugar da América Latina na História do Pensamento Econômico”, o evento contou com a participação de Ricardo Bielschowsky, Joseph Love, Michele Alacevich, Mauro Boianovsky, Timothy Hochstrasser, José Luis Cardoso, Tamotsu Nischizawa, Anthony Howe, Maurício Coutinho e Nicholas Theocarakis como palestrantes de honra.
Alexandre Mendes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais)
Carlos Eduardo Suprinyak (Universidade Federal de Minas Gerais)
Mauro Boianovsky (Universidade de Brasília)
Maurício Coutinho (Universidade Estadual de Campinas)
José Luís Cardoso (Universidade de Lisboa)
Cristina Marcuzzo (Universitá di Roma ‘La Sapienza’)
Alexandre Mendes Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais)
Carlos Eduardo Suprinyak (Universidade Federal de Minas Gerais)
ProgramaçãoA 3a conferência promovida pela European Society for the History of Economic Thought (ESHET) na América Latina foi sediada pela Universidad EAFIT, em Medellín (Colômbia), entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013. Com o tema “Path Dependence e Desenvolvimento Econômico”, o evento contou com a participação de Jimena Hurtado, Adolfo Meisel, Annalisa Rosselli, Hans-Michael Trautwein e Miguel Urrutia Montoya como palestrantes de honra.
Mario García (Universidad Nacional)
Jimena Hurtado (Universidad de Los Andes)
Mauricio Ramírez (EAFIT)
Annalisa Rosselli (Università di Roma “Tor Vergata”)
Alexander Tobón (Universidad de Antioquia)
Hans-Michael Trautwein (Carl von Ossietzky Universität Oldenburg)
Luis Guillermo Vélez (EAFIT)
ProgramaçãoA 2a conferência promovida pela European Society for the History of Economic Thought (ESHET) na América Latina foi sediada pela Universidad Nacional de General Sarmiento, em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 21 e 23 de novembro de 2012. Com o tema “Países do Centro e da Periferia: Lições da História Econômica e da História do Pensamento Econômico”, o evento contou com a participação de Emanuel Agis, Cristina Marcuzzo, Mario Rapoport, Hans-Michael Trautwein, Eduardo Crespo, Roberto Frenkel, Franklin Serrano e Matías Vernengo como palestrantes de honra.
Martín Abeles (CEPAL)
Alejandro Fiorito (UNLU y UBA)
Rodrigo López (CEFID-AR)
Maria Cristina Marcuzzo (Sapienza, Università d Roma)
Mario Rapoport (UBA)
Hans-Michael Trautwein (University of Oldenburg)
ProgramaçãoA 1a conferência promovida pela European Society for the History of Economic Thought (ESHET) na América Latina foi sediada pela Universidad Nacional Autónoma de México, em Ciudad de México, entre os dias 09 e 12 de novembro de 2011. Com o tema “Da Era Colonial à Globalização: Enfoques e Reflexões na História do Pensamento Econômico”, o evento contou com a participação de Cosimo Perrotta, Jorge Mattar, Ricardo Bielschowsky, Julio López Gallardo, Cristina Marcuzzo e Carlos Tello como palestrantes de honra.
Harald Hagemann (University of Hohenheim)
María Eugenia Romero Sotelo (Facultad de Economía, UNAM)
Cristina Marcuzzo (Università di Roma ‘La Sapienza’)
Leonor Ludlow Wiechers (Instituto de Investigaciones Históricas, UNAM)
Annie Cot (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne)
Francisco Suárez Dávila (Facultad de Economía, UNAM)
José Luís Cardoso (Universidade de Lisboa)
Pedro Pérez Herrero (Universidad de Alcalá)
Programação